Já está disponível

 

Ficha de isncrição e Regulamento

Baixe e leia com ateção o regulamento antes de preencher a ficha de inscrição

Regulamento 2º SHOW DE TALENTOS.pdf (310968)
Ficha de inscrição 2º show de talentos.pdf (92791)

 

SEGUNDO SHOW DE TALENTOS – EDIÇÃO 2013

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – CAMBÉ – PR.

 

REGULAMENTO

 

1 – DO SHOW DE TALENTOS E SUA PROMOÇÃO

O Show de Talentos, em sua segunda edição, a ser realizado em 23 e 24 de novembro de 2013, objeto deste regulamento, é uma atividade cultural de abrangência municipal, promovido pelo Ministério de Artes Cênicas, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada à Rua Fernando Bissoqui, 635, Jardim Ana Rosa, Município de Cambé, Estado do Paraná. Conta com o apoio e patrocínio de entidades culturais, tanto da iniciativa privada como pública, e nesta edição possui duas modalidades: música e dança.

Tanto para a participação na modalidade música como dança, as peças executadas deverão ser de cunho sacro católico e terão sua forma de julgamento, conforme disposto abaixo.

 

2 – DOS OBJETIVOS

- divulgar a arte da música e dança popular sacra, proporcionando entretenimento e promovendo a cultura;

- descobrir, revelar e incentivar talentos artísticos musicais e da dança popular sacra;

- criar espaço para o surgimento de novos artistas musicais e para a habilidade da dança popular sacra;

- abrir espaço e promover o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas valorizando a produção musical e cultural Católica;

- reunir dançarinos e/ou dançarinas de música sacra católica demonstrando a dança popular como importante instrumento de sensibilização e evangelização;

- incentivar o interesse da população pela música e dança como fontes de reflexão, cultura e lazer;

- promover a evangelização através da música e da dança.

3 – DAS MODALIDADES

O Show de Talentos constará de duas modalidades: a música e a dança – devendo impreterivelmente ser sacras católicas – no quesito música há duas possibilidades de participação, com música sacra inédita (que, inclusive, não seja de conhecimento de nenhum dos membros da Comissão Organizadora/Seleção ou dos Jurados do Festival), ou apenas interpretação de obra gravada já conhecida e explorada. Tem, portanto como caráter o estilo “livre” de música, permitindo aos participantes tanto a apresentação solo, dupla, trio ou grupo e liberdade para a escolha do ritmo e estilo musical como: pop, rock, samba, pagode, axé, bossa nova, forró, sertanejo, black music, reggae etc.

O quesito dança, se restringirá àquilo que comumente pode ser classificada como dança popular sacra nas seguintes possibilidades:

 

GÊNERO

POSSIBILIDADES

OBSERVAÇÕES

TEMPO LIMITE

Dança de Rua

Grupo

Participação limitada ao número mínimo de quatro (4) integrantes e ao máximo de dez (10).

5 minutos

Livre

Dupla ou trio

Participação que permite a escolha de qualquer gênero, com movimentos sinuosos, sincronizados e adequados à mensagem sacra expressa pela música, que pode ser orquestrada e/ou cantada, exceto dança de rua.

5 minutos

Solo

Participação que permite a escolha de qualquer gênero, com movimentos sinuosos, sincronizados e adequados à mensagem sacra expressa pela música, que pode ser orquestrada e/ou cantada, exceto dança de rua.

5 minutos

Infantil

Dupla, trio ou grupo

Participação – no caso de grupo -  limitada ao número mínimo de quatro (4) integrantes e ao máximo de dez (10), com idade até doze (12) anos. Esta participação permite a escolha de qualquer gênero, incluindo dança de rua entre outras que apresentem movimentos sinuosos, sincronizados e adequados à mensagem sacra expressa pela música, que pode ser orquestrada e/ou cantada.

5 minutos

Solo

Participação para a idade até doze (12) anos e permitida a escolha de qualquer gênero, incluindo dança de rua entre outras que apresentem movimentos sinuosos, sincronizados e adequados à mensagem sacra expressa pela música, que pode ser orquestrada e/ou cantada.

5 minutos

 

Observações Técnicas

a) Serão permitidos elementos cênicos simples e práticos, bem como instrumentos musicais de fácil remoção, o que ficará a cargo do(s) participante(s). Não será permitido o uso de objetos que possam danificar o palco, sujá-lo (como papéis picados) ou atingir a plateia.

b) O tempo para marcação/montagem do palco será de dois (2) minutos antes e dois (2) minutos para desmarcação depois da apresentação, para não prejudicar a sequência do espetáculo.

c) A base de iluminação pode ser alterada para cada grupo, sendo a sua afinação feita por alguém capacitado e designado pelo próprio grupo.

d) Integrante(s) da apresentação poderá(ão) manter contato constante com a equipe de bastidores para controle de entrada e saída de cena.

e) A ocupação dos camarins está sujeita às seguintes condições:

- Deverão ser desocupados logo após a subida ao palco, de modo a possibilitar utilização de imediato pelo grupo subsequente;

- A ordem de entrada nos camarins seguirá a ordem de entrada em cena;

- A Coordenação não se responsabilizará por objetos deixados nos camarins.

 

4 – DA COMISSÃO ORGANIZADORA E DE SELEÇÃO

Haverá para a organização do Show de Talentos uma Comissão Organizadora composta por cinco membros que não poderão possuir relação de parentesco com inscritos em qualquer uma das modalidades, com plenos poderes para decidir todas e quaisquer pendências previstas e não previstas neste Regulamento.

Poderá inclusive, nas condições estabelecidas no  próximo item, a Comissão Organizadora transformar-se em Comissão de Seleção e ser incumbida de proceder à eliminação dos candidatos na fase pré-seletiva.

 

5 – DA REALIZAÇÃO, INSCRIÇÕES E SELEÇÃO.

A participação no Show de Talentos é aberta a qualquer pessoa, dupla, trio ou grupo que deseja apresentar seus talentos: cantando ou dançando. Todas as apresentações artísticas devem estar de acordo com as normas expressas neste regulamento. Os não pertencentes às Paróquias do Município de Cambé, poderão participar se houver vagas e mediante permissão da Comissão Organizadora. Para participar, todos os candidatos devem conhecer amplamente este Regulamento, atentando aos prazos e às regras estipuladas.

A realização do Show de Talentos ocorrerá com apresentações em duas datas, a saber: danças no sábado dia 23 de novembro de 2013 a partir das 19h30min e músicas no dia 24 do mesmo mês a partir das 13h30min. Para tanto de acordo com o número de inscrições poderá haver uma fase pré-seletiva, onde serão selecionadas pela Comissão Organizadora e Seletiva até o limite máximo de oito músicas inéditas, oito interpretações de músicas não inéditas/gravadas, já conhecidas e exploradas, e doze danças para a apresentação na data da realização do Show de Talentos..

As eliminações se iniciarão pelo não cumprimento dos requisitos previstos neste regulamento, e sendo cumpridas todas as determinações,  a Comissão Seletiva recorrerá no caso das músicas inéditas à análise prévia dos conteúdos das letras e gravações entregues quando das inscrições. As músicas não inéditas e que serão apenas interpretadas serão eliminadas mediante sorteio.

Para a escolha das danças, que deverão subir ao palco apenas o número de concorrentes estabelecido acima, caso haja número superior se procederá à eliminação por sorteio. Sorteio que também estará a cargo da Comissão de Seleção.

Caso haja inscrições para as danças em número superior ao limite estabelecido se procederá à eliminação por sorteio. Sorteio que também estará a cargo da Comissão de Seleção

 

Exigências necessárias para a Inscrição no Show de Talentos:

a) Preenchimento correto e completo da ficha de inscrição, que poderá ser retirada na Secretaria Paroquial ou no site www.paroquinansfatima.com;

c) Para a modalidade dança entregar CD identificado junto à ficha de inscrição, com uma única música, base para a apresentação, que não poderá conter interferências de aplausos (como CD ao-vivo) ou cortes abruptos;

d) Para a modalidade música inédita, entregar CD com gravação do conteúdo da música, para análise da melodia, bem como sete (7) cópias fieis da letra em papel A4 e fonte Arial 12;

e) Entrega de “release” atualizado, contendo informações sucintas do histórico do cantor ou cantora, dupla, trio ou grupo, paróquia e cidade em que atua(m) e nome(s) de acordo com os instrumentos que irão tocar, caso a modalidade seja música;

f) Apresentação de documento de identidade, do responsável direto pela inscrição;

g) Autorização escrita para a divulgação de filmagens e fotos das apresentações no site da Paróquia e outras mídias, e, sem devolução dos materiais entregues no ato da inscrição. O simples ato da inscrição do concorrente importa, para todos os efeitos, em termo de autorização na gravação, publicação e execução da obra musical;

h) Pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais).

 

Observações: As inscrições estarão abertas no período de 10 de junho a 11 de outubro de 2013 e serão aceitas aquelas que chegarem impreterivelmente até às 18h00min do último dia de inscrições. A Comissão Organizadora por meio de Boletim de Confirmação Oficial expedirá dez (10) dias antes da data das apresentações lista dos classificados para as apresentações. Assim sendo os interessados devem acompanhar a divulgação também pelo site da Paróquia, página Show de Talentos.

 

6 - DAS APRESENTAÇÕES

Conforme já determinado, no dia 24 de novembro de 2013, serão apresentadas no palco o limite máximo de oito músicas inéditas, oito interpretações de músicas não inéditas/gravadas, já conhecidas e exploradas, e no dia 23 doze danças. As apresentações ocorrerão mediante o que segue:

- No quesito música inédita, somente uma (1) música por compositor;

- Cada cantor ou cantora, dupla, trio ou grupo poderá inscrever uma única música e subirá ao palco apenas uma única vez, seja no quesito música inédita ou não.

- A ordem das apresentações será através de sorteio e não poderá ser alterada sob nenhuma hipótese. Para isso deverão os inscritos ou seus representantes – devidamente autorizados por meio de procuração simples – comparecer no dia 16 de novembro horário entre às 19h30min e 21h30min, no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sob pena de desclassificação pelo não comparecimento.

- O ensaio/passagem de som (música) e reconhecimento do palco (dança) obedecerá a uma ordem de sorteio a ser efetuado pela Comissão Organizadora, cujo resultado será previamente divulgado no site da Paróquia e ocorrerá no horário a partir 14h30min no dia 23 de novembro de 2013, para as danças e a partir das 8h30min do dia 24 para as músicas.  A duração do ensaio/passagem de som obedecerá rigorosamente ao tempo de duração de quinze (15) minutos para a música, não sendo permitido afinar instrumentos no palco. A dança terá o mesmo tempo, incluindo neste a marcação e desmarcação do palco, espaço a ser utilizado.

- Na modalidade música o tempo total de cada apresentação será de 8 (oito) minutos, incluindo colocação no palco, conexão de instrumentos (violão, guitarra, teclado) e breve ajuste de som. Para essa agilidade os músicos deverão estar com os instrumentos afinados.

- Os autores de músicas inéditas deverão ficar cientes de que a Comissão Organizadora do Show de Talentos não se responsabilizará por registros, plágios e outros inconvenientes referentes à letra e melodia da música apresentada, que será de total responsabilidade daqueles que a executarem.

- No momento da subida ao palco para a apresentação, serão conferidos os nomes dos participantes, da obra musical a ser apresentada e/ou coreografia/gênero de acordo com as informações prestadas na inscrição. Caso algum dado não conste ou confira com a lista exigida, para a efetiva apresentação o responsável deverá proceder a justificativas junto à Comissão Organizadora, que irá decidir a penalidade para o caso, podendo culminar com a não apresentação;

- Os concorrentes deverão se apresentar à Comissão Organizadora uma (1) hora antes da sua apresentação;

- O não cumprimento dos itens anteriores levará a perda de pontos. A forma de aplicação das perdas de pontos nestes casos será divulgada durante o Show de Talentos.

- À Comissão Organizadora reserva-se o direito de excluir do Show de Talentos o participante que, sob qualquer pretexto, perturbar a ordem ou não cumprir as normas deste regulamento.

7 – DOS FIGURINOS

Tanto na apresentação musical como de dança a escolha do figurino deverá ser criteriosa e adequada à proposta do Show de Talentos, que possui especial apego às boas maneiras e regras de conduta ligadas à preocupação com a evangelização.

Não serão permitidas atitudes e/ou o uso de roupas curtas, decotadas, insinuantes, transparentes ou em qualquer outra situação que caracterize a degradação da moral e da fé cristã. A não observância do citado implicará na desclassificação da obra a ser apresentada e/ou ser penalizada a critério da Comissão Julgadora.

 

8 – DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS E PEÇAS DE ÁUDIO

Uma vez que os concorrentes se farão acompanhar dos seus músicos – por não haver banda de apoio – estarão disponíveis para as apresentações, aparelhagem de som, suporte (instrumentos: 1 violão básico, 1 teclado e bateria), microfones e possibilidade de conexão de entrada para guitarras ou violões, contrabaixo e teclado (sem efeitos).

Observação: Se houver necessidade de conectar qualquer outro instrumento elétrico ou adicionar mais microfones, o representante legal do cantor ou cantora, dupla, trio ou grupo deverá consultar a Comissão Organizadora, para verificar a possibilidade.

 

9 – DA COMISSÃO JULGADORA

Os trabalhos inscritos no Show de Talentos serão analisados por uma Comissão Julgadora composta por seis (6) integrantes, impreterivelmente, oriundos de outras Paróquias da Arquidiocese de Londrina. Os membros da Comissão Julgadora – formada na sua maioria, por músicos, compositores, críticos musicais, professores de música e dança – serão escolhidos pela Comissão Organizadora.

Dos seis (6) membros da Comissão Julgadora três (3) julgarão os aspectos técnicos da apresentação e três (3) a relação com a proposta de evangelização da obra. Assim sendo:

a) - Serão independentes, não podendo ter vínculo ou comprometimento direto, qualquer que seja, com os concorrentes, cantor ou cantora, dupla, trio ou grupo;

b) – Serão apresentados no dia do evento, totalmente imparciais, observarão e avaliarão os quesitos que lhe forem designados;

c) - Estarão presentes no evento desde o início até o fim, não sendo permitida em hipótese alguma ausentar-se durante as apresentações;

d) - Receberá apenas no dia do evento o formulário de avaliação contendo os itens a serem analisados, os nomes do cantor ou cantora, dupla, trio ou grupo. Na parte inferior do formulário de avaliação haverá um campo para que o jurado confirme a sua avaliação com seu visto.

e) - A pontuação de cada item anotado no formulário de avaliação é de responsabilidade exclusiva de cada membro da Comissão Julgadora, não tendo a Comissão Organizadora do Show de Talentos qualquer responsabilidade sobre o mesmo;

f) - A pontuação de cada item atribuída pela Comissão Julgadora é irrevogável, não cabendo recursos de quaisquer tipos, tanto contra a pontuação como contra o membro da Comissão Julgadora; 

g) - À Comissão Julgadora se reserva o direito de conferir a autenticidade dos dados da ficha de inscrição, onde qualquer item não cumprido poderá ser motivo de perca de pontos ou até mesmo desclassificação do concorrente.

h) Será nomeado pela Comissão Organizadora um assessor da Comissão Julgadora, que acompanhará os trabalhos, entregando e recolhendo as fichas que serão entregues à mesa de processamento da pontuação, bem como assessorar e prestar esclarecimentos na compreensão dos itens presentes na ficha de avaliação.

 

10 – DOS QUESITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO

O Show de Talentos – possuindo duas modalidades música e dança e sendo que para a música há duas possibilidades de participação, com música sacra inédita (que não seja de conhecimento de nenhum dos membros da Comissão Organizadora/Seleção ou dos Jurados do Festival) ou apenas interpretação de obra gravada já conhecida e explorada – terá quatro determinações para a avaliação e atribuição de pontuação.

 

1 - Na modalidade dança possibilidade dupla, trio ou grupo, os itens são:

Harmonia – gesticulações; sinuosidade.

Criatividade – evoluções; movimentos.

Sincronismo – relação entre ritmo e dança; relação entre os dançantes.

Traje – decoro; relação com o tema.

Conjunto Total – apresentação global, juntando todos os itens acima designados.

Torcida – serão observados o apoio, na forma de aplauso, entusiasmo, agitação e organização da torcida.

 

2 - Na modalidade dança possibilidade solo, os itens são:

Harmonia – gesticulações; sinuosidade.

Criatividade – evoluções; movimentos.

Sincronismo – relação entre ritmo e dança; expressão corporal.

Trajes – decoro; relação com o tema.

Conjunto Total – apresentação global, juntando todos os itens acima designados.

Torcida – serão observados o apoio, na forma de aplauso, entusiasmo, agitação e organização da torcida.

 

3 - Na modalidade música, quesito música sacra inédita, os itens são:

Letra – composição; aspectos teológicos; doutrinais; mensagem.

Interpretação – clareza de comunicação; afinação de voz e instrumentos; desenvoltura.

Arranjo – beleza da melodia; harmonia entre instrumentos e voz; ritmo.

Conjunto Total – apresentação global, juntando todos os itens acima designados.

Torcida – serão observados o apoio, na forma de aplauso, entusiasmo, agitação e organização da torcida.

 

4 - Na modalidade música, quesito música sacra obra gravada já conhecida, os itens são:

Interpretação – clareza de comunicação; afinação de voz e instrumentos; desenvoltura.

Arranjo – fidelidade à melodia original; harmonia entre instrumentos e voz; ritmo.

Criatividade – originalidade; expressão corporal; interação com o público.

Conjunto Total – apresentação global, juntando todos os itens acima designados.

Torcida – serão observados o apoio, na forma de aplauso, entusiasmo, agitação e organização da torcida.

            Como observado, durante as apresentações as torcidas terão papel fundamental no apoio aos concorrentes demonstrando o seu aplauso, entusiasmo, agitação e organização que serão avaliados pela Comissão Julgadora. Cabe ressaltar a importância do silêncio e concentração durante a apresentação, por isso o aspecto da organização da torcida é importante.

A pontuação de cada item será de 0 a 10 pontos. E, havendo empate, na pontuação geral, o critério para o desempate será medido pela pontuação mais alta dos quesitos por ordem de importância na seguinte sequência, de acordo com a estrutura da somatória das fichas de avaliação.

1. Maior pontuação no item Conjunto Total

2. Maior pontuação no item Torcida

3. Maior pontuação no item Criatividade 

4. Maior pontuação no item Sincronismo

5. Maior pontuação no item Interpretação

6. Maior pontuação no item Arranjo

7. Maior pontuação no item Trajes

8. Maior pontuação no item Letra

 

11 – DOS RESULTADOS FINAIS E PREMIAÇÕES

A apresentação vencedora será aquela que obtiver como resultado a maior soma de toda a pontuação dos itens estabelecidos, ou seja maior “pontuação geral”, a somatória dos pontos obtidos em todos os itens.

Para cada modalidade de acordo com as quatro (4) determinações a premiação será:

1º lugar: um troféu alusivo ao Show de Talentos.

2º lugar: uma placa alusiva ao Show de Talentos.

3º lugar: uma medalha alusiva ao Show de Talentos.

Na hipótese de um vencedor do Show vir a ser desclassificado, mesmo que posterior à entrega das premiações, por motivos alheios à capacidade de investigação pelas Comissões Organizadora e/ou Julgadora durante o Show de Talentos ou perder o direito a receber a premiação, será promovida a reorganização dos resultados finais e premiações e considerada a ordem de classificação subsequente ao 2º (segundo) vencedor premiado, e assim por diante.

 

12 – DOS IMPEDIMENTOS

Na hipótese de ocorrência de força maior, ato de autoridade administrativa ou judicial, assim como tumultos, greves, luto oficial, convulsão social, alagamentos, atos da natureza, obstrução das vias de transporte, queda de energia, acidentes e outras fatalidades ou circunstâncias que impeçam a realização do Show de Talentos ou a continuidade das apresentações, com as devidas comunicações será marcada uma nova data para realização do evento como se nada houvesse acontecido.

 

13 – DOS RESPONSÁVEIS DIRETOS PELO EVENTO

Antônio Aparecido Pavanelli (Toninho Teatro); Antônio Carlos de Camargo.

 

14 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A simples inscrição no Show de Talentos pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente Regulamento, valendo como contrato de adesão, após assinatura da ficha de inscrição. Assim sendo, o não cumprimento de qualquer disposição pelo inscrito determinará sua desclassificação.

Os casos omissos a este regulamento serão analisados e decididos pela Comissão Organizadora.