Setor Juventude

Coordenador: Lucas Alves Paulino

Fone: (43)3154-3540/9660-2702.

e-mail: alves.star@hotmail.com

 

Setor Juventude
     O setor é uma instância mais ampla que tem como objetivo unir e articular as forças necessárias para um trabalho em conjunto e busca desenvolver um diálogo e propor diretrizes para os segmentos jovens dentro da paroquia respeitando a diversidade dos carismas e espiritualidade a fim de que a juventude possa encontrar na igreja embasamentos para um novo horizonte de experiências, alegrias e amizades segundo uma vida cristã para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do “Documento 85 Evangelização da Juventude das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida”. 
    Fazem parte do setor as experiências de evangelização juvenil existentes tais como Pastoral da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar, Pastoral do Adolescente, Pastoral Universitária e demais assuntos do interesse jovem da comunidade. O Trabalho deve ser realizado com o envolvimento dessas diferentes forças que exige tempo, atenção, acompanhamento, planejamento, acolhida, escuta, discernimento e conversão pessoal epastoral.                                                                                                                                         

 

Por que criar um Setor Juventude?

Em geral, costuma haver hostilidade entre os diversos segmentos de juventude com resistências ecríticas mútuas às atividades realizadas sobre o jeito de evangelizar, organização, espiritualidade e etc.. A criação do Setor Juventude pode favorecer o diálogo entre os segmentos, a partir de reuniões conjuntas, reflexões comuns e algumas atividades assumidas coletivamente, em especial os eventos com o caráter de massa.
É preciso ter cuidado para que o Setor não queira substituir a organização própria de cada segmento, nem unificar a metodologia, espiritualidade, história, estrutura e etc... Cada experiência de evangelização juvenil, mesmo participando do Setor, mantém uma organização e atividades próprias, com a novidade de projetos e eventos assumidos e realizados coletivamente.Inclusive a diversidade é considerada uma riqueza e precisa cada vez mais ser conhecidas, acolhidas e valorizada por todos nós.

 

 

Coodernação
Coodernador Geral : Lucas Alves Paulino
Diretor de Eventos  : Adriano Ferreira Dias
Secretariado e Comunicação Social : Bruno Felipe Prazeres